Dores comuns no outono e inverno

No outono e no inverno as dores provenientes da artrose e artrite se agravam. Basta as temperaturas baixarem para as dores aumentarem sensivelmente.




A artrite e a artrose são patologias que causam dores nas articulações. No sentido amplo, a artrite é um conjunto de sinais e sintomas resultantes de lesões articulares, produzidas por diversos motivos e causas, dentre eles o reumatismo e a artrose.


A artrose, conhecida também por osteoartrose, é uma doença crônica, caracterizada por degeneração da cartilagem articular (desgaste das articulações), dor e rigidez prejudicando a mobilidade corporal.

Atinge cerca de 4% da população brasileira, principalmente os obesos e sedentários. Esse desgaste está ligado a vários fatores como genéticos, obesidade, envelhecimento físico e atrofia muscular.


As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. Pacientes com lesões crônicas de menisco e ligamento não tratadas adequadamente, também tem grandes possibilidades de desenvolver artrose a longo prazo.


Quando está mais frio, tendemos a um certo enrigecimento muscular e também à sensibilidade aumentada das terminações nervosas que acabam promovendo o aumento das dores das articulações acometidas pela artrose.


Para diminuir a dor e o desconforto que o frio causa, evite se expor à baixas temperaturas, use roupas quentinhas e se possível aqueça os ambientes. Alongamento leve e exercício regular, fortalece os músculos e melhora a dor. Exercícios na água e caminhada leve são também indicados para os casos de artrose.


Se a dor persistir procure seu ortopedista.


#articulacoes #artrite #artrose #dores


22 visualizações

Dr. Luis F. Q. Toledo 
Diretor Técnico Médico 
CRM - SP 43052