Esporte e calçados

Atualizado: 19 de Nov de 2018

Setenta por cento das lesões no esporte ocorrem nos membros Inferiores e 25% são do tornozelo, portanto, o calçado é um equipamento essencial para a prática esportiva. Precisa ser confortável, mas ao mesmo tempo precisa manter o pé e o tornozelo em uma posição de estabilidade, melhor distribuição de forças e mais eficiência com menor esforço nas articulações, tendões e ligamentos, além de promover a absorção do impacto.


Existem vários tipos de pés e diversas formas de pisar. O calçado também deve ser adequado ao tipo de pé ("tipo de pisada") e deve ser adequado ao tipo de esporte a ser praticado ( p.ex. ser adequado ao tipo de piso). No momento da compra, além desses cuidados, o calçado deve ser provado em pé, de preferência no final do dia quando os pés normalmente estão inchados (situação similar a que ocorre durante o exercício), devendo haver uma sobra (folga interna) de 2,5 cm no comprimento do pé.


O atleta deve reproduzir os movimentos que realiza durante o esporte para averiguar se não há limitação e se o calçado é confortável. Todo calçado tem uma durabilidade, que uma vez ultrapassada, pode ser prejudicial e colocar o atleta em risco de lesões. Para se ter idéia, um tênis para corrida ou esporte de quadra é feito para durar de 5500 a 800 Km. Um jogador de quadra, que treina 3hs/dia, terá uma durabilidade de 30 dias para o calçado.


8 visualizações

Dr. Luis F. Q. Toledo 
Diretor Técnico Médico 
CRM - SP 43052