Futebol e Lesões

Você sabia que ao decidir praticar um esporte você esta assumindo o risco de ter lesões? As causas destas lesões podem ser acidentais, mas também podem ser por um preparo físico inadequado, um treinamento incorreto, por problemas de nutrição, calçados e outros equipamentos errados, local impróprio para a prática do esporte escolhido, entre outros.


No futebol podem ocorrer com mais freqüência traumas de crânio e face, lesões de córnea, coluna cervical e lombar, fraturas da clavícula, luxação do ombro e do cotovelo, fraturas do antebraço, punho, mão e costelas, lesões do ligamentos, dos tendões e meniscos do joelho e do tornozelo, fraturas do tornozelo e pé, lesões musculares (rupturas e distensões), dores na coluna lombar e no púbis (pubalgia).



Estas lesões acometem tanto os jogadores profissionais que são submetidos a um esforço maior, mas também aos atletas amadores e ocasionais que, apesar de praticar o futebol com intensidade menor, estão menos preparados para a prática deste esporte.

O tratamento do atleta profissional é especializado e visa o retorno mais breve as suas atividades esportivas. Já o tratamento dos outros esportistas visa reabilitá-los para o trabalho e a vida normal, voltando depois para a prática esportiva.

6 visualizações

Dr. Luis F. Q. Toledo 
Diretor Técnico Médico 
CRM - SP 43052