Nutrição e esporte

Quando fazemos exercícios o nosso organismo precisa estar preparado estruturalmente para este esforço além de ter energia disponível para ser consumida. Os elementos que vão satisfazer estas exigências vêm da nutrição.


A dieta de um atleta tem que ser balanceada e fornecer nutrientes necessários para antes, durante e após a pratica esportiva, e deve ser orientada por uma Nutricionista, que vai levar em conta o hábito alimentar individual do atleta, o tipo de esporte que vai praticar e a intensidade dos treinamentos.



Para a estrutura muscular (massa) é preciso ingerir muita proteína, e para o desempenho muscular, que precisa de energia, é importante o consumo de carboidratos. De uma forma geral o atleta deve alimentar-se antes dos exercícios com carboidratos (suco de frutas, frutas, pães, biscoitos) e associado com uma boa hidratação (água).


A última refeição deve ser 4 horas antes do exercício e não deve conter fibras e gorduras (retardam a digestão, dividindo o consumo de energia, além do "estômago pesado”).

Durante o exercício deve ser mantida a hidratação que pode estar associada a carboidratos e vitaminas ("isotônicos", p. ex. Gatorate). Depois do esporte é muito importante a hidratação (água) e a reposição de energia, vitaminas e minerais (suco de frutas e frutas).

6 visualizações

Dr. Luis F. Q. Toledo 
Diretor Técnico Médico 
CRM - SP 43052