O que é artrose do joelho (gonoartrose)?

A artrose é uma doença progressiva caracterizada pelo desgaste articular cujas principais causas são: envelhecimento natural do corpo, sobrecarga articular (obesidade), instabilidade articular (lesão dos ligamentos), fratura antigas do joelho, doenças reumática, entre outras.


O tratamento da artrose está na melhora da qualidade de vida e retorno as suas atividades e é baseado na mudança dos hábitos diários, uso de medicamentos associados a fisioterapia, realização de alongamentos e fortalecimento musculares, uso de condroprotetores orais, infiltrações de visco suplementação ou plasma rico em plaquetas (PR) e acupuntura.


QUAL A PREVENÇÃO DA ARTROSE DO JOELHO???


1) O Estilo de vida saudável, com a alimentação balanceada, sem excessão, sob excessos, associados ao controle de peso, sem o efeito “Sanfona”.


2) As atividades físicas regulares e saudáveis, sem excessos, sob adequada orientação médica.


COMO SE TRATA A ARTROSE DO JOELHO????


Quando ocorre o insucesso do tratamento clínico (não cirúrgico) indica-se o tratamento cirúrgico como:


1) Osteotomias (para correção de eixos no joelho)


2) Toalete articular (limpeza da articulação para retirada de fragmentos das cartilagens e meniscais para melhorar a inflamação do joelho) ou


3) Artroplastia (Colocação de Próteses) do joelho para substituir as cartilagens desvitalizadas e visando a restauração da função do joelho.


Dr Teodomiro Rodrigues Cunha Neto

















#artrose #joelho

35 visualizações

Dr. Luis F. Q. Toledo 
Diretor Técnico Médico 
CRM - SP 43052